Verónica González

Experiência profissional

07-06-2021

Um percurso precário

Não é por falta de vontade de ficar ou por não saber o que se quer que hoje em dia se saltita de trabalho em trabalho. É por necessidade. Entre o desemprego e a precariedade a escolha torna-se evidente. Nos projetos de desenvolvimento local, o prazo de validade dos recursos humanos fica gentilmente estipulado logo à partida. Temos 12, 24 ou 36 meses para demonstrar as nossas capacidades. E depois de um abraço e um agradecimento, a gente volta a estrada. Continuamos então, pois como diz o povo português «quem nada não se afoga».

Sou bacharel em Educação Pré escolar pela Escola Normal Superior em Lenguas Vivas Presidente Roque Saenz Peña da Cidade de Buenos Aires, Argentina desde 2000 e licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico da Guarda desde 2008. Aos 43 anos de idade, tenho trabalhado em Argentina e Portugal fazendo um pouco de tudo. De seguida apresento um resumo do meu percurso profissional.

ARGENTINA

  • 1996-1998 Trabalhos em part time: baby sitting, animação de festas infantis, serviços de estafeta.
  • 1998 - 2000 EFEDI - Colégio Privado. Cidade de Buenos Aires. Auxiliar de ação educativa e monitora de tempos livres.
  • 1998 - 2000 La casona de los bajitos. Empresa particular. Cidade de Buenos Aires. Animação de festas infantis e serviço de catering em eventos.

PORTUGAL

  • 2000-2004 Serviço doméstico e outros trabalhos sazonais.
  • 2004-2005 Município de Manteigas. Projeto «Viver mais» financiado por fundos comunitários. Dinamização de atividades culturais, recreativas e desportivas destinadas a comunidade local.
  • 2005-2010 Associação Manteigas Solidária IPSS. Projeto «Manteigas em Movimento Programa POEFDS. Eixo 5.5 desenvolvimento social e comunitário. Programação e desenvolvimento de atividades aculturais, recreativas e desportivas, dinamização da parceria local educação e cultura.
  • 2010-2011 Município de Manteigas. POC.IEFP. Dinamização da Biblioteca Municipal de Manteigas.
  • 2012-2013 Santa Casa da Misericórdia de Belmonte. Lar residencial. Elaboração e implementação de um projeto de animação sociocultural para a terceira idade.
  • 2013-2014 Santa Casa da Misericórdia de Belmonte. Jardim de infância. Educadora de infância.
  • 2014-2015 Casas de Santiago. Entrepontes. Lda. Belmonte. Dinamização de atividades culturais e implementação e um projeto de arte comunitária para os utentes da comunidade terapêutica.
  • 2015-2020 Município de Belmonte. Dinamização de espaços culturais em regime free lancer: Biblioteca Municipal, Museus, Centro Escolar, entre outros. Dinamização da atividade Expressão Dramática AEC no 1.º ciclo e pré-escolar.
  • 2020 Município de Belmonte. Entrada no quadro do pessoal do município na área da animação sociocultural, mantendo as funções desenvolvidas.

Outras Instituições com quem já colaborei em Portugal: Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Dificuldade de Adaptação da Serra da Estrela (AFACIDASE), Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, Agrupamento de Escolas Gardunha Xisto do Fundão, Escuteiros da Covilhã,  Município da Guarda, Município de Fundão, Aldeias Históricas de Portugal, Associação In Monte Cultural de Monte do Bispo em Belmonte, entre outras.

Em 2010 criei a minha própria rúbrica de criação de espetáculos para a infância, intitulada Vero Storyteller, destinada a promover o livro e a leitura entre os públicos mais jovens e não só, com a qual tenho participado em inúmeros eventos.

© 2021 Blog da Verónica González. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora